Ricos, Famosos… Motociclistas

 

Ricos, famosos e... motociclistas!

Aí vai uma primeira relação de pessoas ricas e famosas nas suas atividades, mas que não dispensavam um rolé sobre duas rodas...

Mais conhecido como Lawrence da Arábia, pelas façanhas no deserto, onde muitas vezes agiu contra recomendações do governo inglês, durante a 1a Guerra Mundial. Ídolo dos árabes, Lawrence enfrentou perseguições ao longo de toda a sua carreira militar, mas acabou escrevendo seu nome ao lado dos grandes personagens da história moderna. Ele foi também um ardente motociclista, possuindo sete motos da marca Brough Superior, chamada na época de "Rolls Royce das motocicletas", o que gerou um processo da famosa marca, que acabou desistindo ao confirmar as qualidades da Brough. Foi numa Brough Superior que Lawrence morreu, ao dar uma volta pelos arredores da sua mansão perto de Londres. Os jornais da época fizeram uma tremenda propaganda contra o motociclismo, imaginem um herói de guerra que sobreviveu aos horrores dos bárbaros árabes morrendo dessa forma. Uma semana depois entregaram na casa do falecido sua última aquisição em vida, mais uma Brough, a oitava da coleção particular de Lawrence.

Sir Francis Chichester

Renomado iatista inglês, Chichester era também piloto de aviões, fazendo história numa sucessão de vôos solitários nos primórdios da aviação. Antes de alçar vôo ele foi caixeiro viajante na Nova Zelândia, cruzando o país de motocicleta, é claro...

Seus principais feitos foram o vôo Londres-Sydney (23,297km) solitário em 41 dias e 182 horas de viagem, em 1929 e a primeira travessia solitária através do mar da Tasmânia, saindo de Auckland e chegando em Jervis Bay, Austrália, em 1931.

Cichester recebeu o título de Sir e seu nome está no Hall da Fama dos grandes exploradores do século XX. São dele as palavras "Para um homem de imaginação, um mapa é uma janela para a aventura. A vida se resume a uma aventura e nada mais." Cichester morreu em 1972, aos 70 anos.

Ronald Dahl

Respeitado escritor de livros infantis e mais conhecido pelas histórias da série de tevê Histórias Misteriosas (Tales of the Unexpected). Foi piloto da Força Aérea na 2a Guerra Mundial e o motociclismo sempre fez parte da sua vida cotidiana, como atestam seus livros Boy (Menino) e Going Solo ( Indo Sozinho)

King George VI

O rei teve uma Douglas 350cc quando cursou a universidade e chegou a patrocinar um amigo piloto de motovelocidade numa prova em Brooklands, mas apesar de gostar muito do motociclismo esportivo, nunca chegou a competir em esportes automotores.

George Formby

Popular ator de musicais e filmes na Inglaterra da década de 40, George era famoso por cantar paródias bem humoradas dos sucessos do momento. Um de seus melhores trabalhos chamava-se Sem Limites, que passava todos os anos durante as atividades da célebre corrida Tourist Trophy , na Ilha de Man. No filme, George vivia um corredor de motocicletas que pilotava uma AJS modelo 7R de 750cc, moto cheia de tecnologia para a época. Na vida real, George, octogenário, não abre mão de conduzir sua Norton 500cc OHC single sports model. Bacana né!

Sir Ralph Richardson

Sir Ralph foi um famoso ator inglês. Ele sempre optou por motos inglesas, AJS e Norton. Nos últimos anos Sir Ralph trocou sua Norton Dominator por uma BMW, mas jamais deixou de ser motociclista. Morreu no final dos anos oitenta.

Steve McQueen

Grande ator norte-americano, estrelou inúmero filmes de ação e aventura que marcaram época no cinema, como Bullit, Fugindo do Inferno, 24 Horas de Le Mans, Papillon e muitos outros. Steve era um excelente motociclista, competiu pelos EUA no ISDE, a Copa do Mundo do Enduro, pilotando uma Triumph 650cc no início dos anos sessenta, possuía uma grande coleção de motos antigas, especialmente a Indian, marca preferida pelo ator. Casado com a atriz Ali McGraw, McQueen gostava de dispensar dublês e fazer ele mesmo as cenas perigosas, como o incrível vôo sobre a fronteira com a Suíça em Fugindo do Inferno, um dos seus melhores papéis em Hollywood.

Praticante regular do motocross, Steve participou, junto com os craques Malcolm Smith e Mert Lawill do lendário On Any Sunday, o primeiro filme documentário sobre motociclismo feito nos EUA, dirigido por Bruce Baron. Steve competiu e foi garoto propaganda da primeira safra da Honda CR 250, nos idos de 1972. Sua atuação em favor do motociclismo ajudou a solidificar e divulgar o esporte não só nos EUA, mas em todo o mundo. Steve morreu em 1980, aos 50 anos de idade, vítima de câncer, o que não deixa de ser uma ironia, pois Steve McQueen era o garoto propaganda preferido dos cigarros Camel. Sua coleção de motocicletas foi leiloada em Las Vegas em 1984. Mais de cem motos foram vendidas, inclusive as avariadas por Steve em incontáveis tombos nas corridas de cross e deserto.

George Orwell

George Orwell era o pseudônimo de Eric Blair (1903/1950), escritor de vários livros de sucesso, dentre os quais se destaca o sombrio 1984, que criou a sinistra figura do "Grande Irmão", referência aos governos arbitrários em geral. . Ele andava numa austera Royal Enfield 350cc enquanto perambulava pela Europa buscando material para seus romances anti-totalitários.

Glenn Curtiss

Glenn Hammond Curtiss (1878/1930) foi um aviador e inventor norte-americano. Em 1907 ele pilotou uma motocicleta com motor V8 inteiramente projetado por ele mesmo a uma inédita velocidade de 136 mph ( cerca de 215 kmh), numa praia da Florida (na areia, é mole!), ganhando um prêmio em dinheiro e o título de "Mais Rápido Homem Vivo". Seu envolvimento com a aviação começou quando ele pilotou sozinho um avião com motor Curtiss sem nenhuma orientação prévia. No final de 1907 ele fundou, junto com outro craque das invenções, Alexander Graham Bell (inventor do telefone, não do capacete Bell...) a Associação Aérea Experimental Americana.

Em 1908 Curtiss ganhou outro prêmio, por ter conseguido voar em linha reta por mais de um quilômetro. No ano seguinte ele venceu o Encontro Internacional de Aviação, em Reims, França, pilotando um avião desenhado por ele mesmo e equipado com um motor Curtiss, é claro. Logo a seguir, o inquieto Curtiss passou a fabricar primitivos hidroaviões e aerobarcos. Em 1919 seu Curtiss NC-4 se tornou o primeiro avião a cruzar o Oceano Atlântico. Esse exemplar se encontra exposto no museu de Ormond Beach, Florida.

Jennifer Patterson

A estrela da série "Duas Gordas de Talento", que passa às sextas feiras no People and Arts (NET), junto com a amiga Clarissa Dickson Wright. Jennifer teve uma infinidade de motos e Scooters durante a vida, apesar de no programa pilotar sempre uma Triumph 650cc Boneville, rodando por vários recantos da Inglaterra, abordando a culinária com espírito de diversão. Ela morreu em 10 de agosto de 1999, dia da festa de são Lourenço, santo padroeiro das guloseimas. Jennifer deixou saudades e muitos fãs pelo mundo afora, motociclistas ou não.

Dwight D. Eisenhower

O Presidente dos EUA no pós guerra testou motocicletas através dos EUA em seu período como pesquisador militar, mas não chegou a ser um verdadeiro motociclista pois deixou de pilotar quando saiu do exército.

Douglas Bader

Douglas "Pernalonga" Bader foi um ás voador inglês durante a 2ª Guerra Mundial. Quando se alistou na Força Aérea, ele já era motociclista. Na sua biografia "Reach for the Sky" (Alcançando o Céu) ele conta que voltava de um bar para o quartel com mais 3 amigos em uma só moto e foi parado (e preso) pela polícia. Ele sofreu um grave acidente com uma Bristol Bulldog e perdeu ambas as pernas antes da guerra começar,

mas ainda assim foi convocado pela RAF (Força Aérea Britânica) para combater nos céus da Europa.

O líder de esquadrão Bader foi abatido em combate e capturado pelos alemães. Ele perdeu uma das suas pernas mecânicas no acidente, pois ficou preso no cockpit e teve que cortá-la. Cerca de 1 mês depois, durante uma missão de bombardeio, seus amigos pilotos sobrevoaram o campo de concentração e jogaram uma perna sobressalente para ele. Mesmo sem possibilidades de andar com rapidez, "Pernalonga Bader" tentou fugir por 3 vezes, e foi transferido para o temível Stalag 13, onde ficou encarcerado até o final da guerra.

Howard Hughes

O famoso ator, roteirista e diretor americano produziu um filme nos anos 30 chamado Hell’s Angels, um épico sobre os pilotos da RAF na 1a Guerra Mundial. O mesmo nome foi adotado pelo esquadrão de B 17’s durante a 2a Guerra Mundial e pelos esquadrões do American Volunteer Group, também chamado de "Flying Tigers", na China. Mais tarde, o grupo de motociclistas norte-americanos que cultuam as motos Harley Davidson utilizou o mesmo nome. Aliás, Arvid Olsen, um dos fundadores dos Angels, era líder de esquadrão..

O criativo Hughes, em sua juventude, construiu uma motocicleta com peças tiradas de um motor a vapor do seu pai. Hughes gostava de pilotar no deserto sem destino aparente. Num filme de início de carreira, Hughes e Jason Robards aceleram deserto afora, Hughes toma um capote e é resgatado por uma ambulância. Quando os caras removem o capacete, um inédito Hughes cabeludo reclama da dor. Será que o Howard Hughes era parente do Ryan Hughes? Os artistas Clark Gable e Sammy Davis Junior também foram motociclistas, mas não temos maiores informações sobre essa faceta da personalidade deles.

Rei Hussein da Jordânia

O jornal norteamericano San Francisco Chronicle publicou, em 22 de junho de 2000, que o entusiasta do motociclismo Rei Hussein deu um giro pela cidade acompanhado de policiais motociclistas da polícia de San Francisco, vestindo roupas da corporação e pilotando uma motocicleta emprestada pelo Chefe de Polícia. Legal né!

Príncipe William da Inglaterra

O queridinho das adolescentes inglesas surpreendeu positivamente ao escolher uma motocicleta como presente principal dos seus badalados dezoito anos. A coroa britânica (Rainha Elizabeth) passou mal, ameaçou cortar a mesada principesca, regateou, ofereceu Land Rovers e Rolls Royces. Felizmente, nada adiantou, o netinho acabou vencendo e faturando uma moto nacional espetacular, a Triumph Speed Triple 750cc, igual a do Tom Cruise no Missão Impossível 2. No dia 21 de abril de 2000, o rapaz foi aprovado com louvor no rigoroso exame para obter habilitação na Inglaterra e já pode circular exibindo uma placa com a letra "L" de learner driver, ou seja, motorista aprendiz. Dizem que William não pode parar em lugar nenhum, por medo de sequestro seus passeios são todos "non stop", mas a Triumph já foi vista com garupa...Será que é a tal Britney Spears????

Jay Leno

Conhecido apresentador da televisão norte-americana, possui uma vasta coleção de motocicletas. Sua favorita para um passeio até sua casa de praia em Malibu, California, é uma velha Vincent. Já para os rolés mais agressivos, a opção é uma MV Agusta de 120.000 doletas...

Arnold Schwarzenegger

Popularizou a Harley Davidson "Fat Boy" no filme "Exterminador do Futuro II" ( Treminator II), no início dos anos 90. Gosta de Harleys mas depois de ter sofrido um acidente com uma de suas Harleys, tem dado preferência aos jipões no estilo Hummer. Pior pra ele...

Ian Anderson

O aloprado flautista e vocalista do grupo Jethro Tull é um fanático declarado das motocicletas. Sua modalidade preferida é o trial, praticado nas belas paisagens escocesas, com seus amigos de rock`n roll. Anderson disse gostar de subir no alto de uma colina para compor , segundo ele, as motos são uma excelente fonte de inspiração. Concordamos plenamente, mas a pergunta não quer calar: onde será que ele guarda a flauta nessas andanças campônias...

Ann Richards

Ela governou o estado do Texas antes de George W. Bush. A governadora tem uma Harley Davidson totalmente branca, mas raramente anda na sua moto, é mais para dar um ar (marqueteiro) de moderninha...

Bob Dylan

Lembram do super álbum dos anos 60 Nashville Skyline em parceria com o folk singer Johnny Cash? Pois é, o disco representou uma guinada na vida pessoal do bardo judeu/americano depois de um acidente de moto perto de Woodstock, New York. O acidente aconteceu em 29 de julho de 1966 e Bob pilotava uma Triumph Boneville 650, máquina que aparecia estampada na camiseta que ele usou na foto da capa de seu disco Highway 61.

Oliver Sacks

Neurocirurgião, autor do livro Awakenings, que deu origem ao filme "Tempo de Despertar", estrelado por Robin Williams e Robert de Niro, sucesso no mundo inteiro. O dr. Sacks tem uma BMW.

Os brasileiros famosos...

Rolim Amaro

O Comandante Rolim, fundador da empresa de aviação TAM era um motociclista "militante". Foi dono de motos de grande cilindrada como a Honda Gold Wing e a Yamaha Royal Star, além de uma impecável Harley Davidson. Em sua agenda anual há sempre um período de férias sobre duas rodas pelas estradas mais famosas do planeta, como a Rota 66 e a rodovia Transalpina. Pouco antes de morrer em um acidente aéreo, Rolim ainda teve tempo de rodar a América do Sul à bordo de uma BMW. Eis um homem que soube curtir sua passagem aqui no nosso planeta...

Celso Fontenelle

O presidente da OAB carioca é motociclista de longa data. Octogenário, o dr. Fontenelle já não vai diariamente ao Forum com sua impávida Honda CBX 150 Aero, mas não deixa de elogiar as super máquinas de advogados abastados e reclamar dos causídicos inconscientes que não usam capacete...

Fernando Collor de Mello

O ex-presidente "impeachado" da República sempre foi fã das duas rodas. No exercício da presidência Collor causou polêmica ao acelerar uma Kawasaki Ninja ZX11 de 1100 cm3 (que pertencia ao deputado Cleto Falcão) até 200 km/h nas cercanias da Casa da Dinda, sua residência oficial em Brasília, o que lhe valeu um puxão de orelhas público da sua mãe, Dona Leda. Quando deixou (ou "foi deixado...") o Distrito Federal em 1992, Collor levou entre seus pertences uma singela Honda NX 150cc, na certa para mostrar que aquela história de enriquecimento ilícito era intriga da oposição. Hoje, depois de tomar uma lavada nas urnas em Alagoas, deve estar esfriando a cabeça aloirada em rolés de moto pelas belas praias da região...

Jô Soares

O apresentador e humorista José Eugênio Soares é um ex-motociclista declarado, em decorrência de 2 acidentes sucessivos num trecho perto de sua casa de veraneio em Petrópolis-RJ. Jô teve uma fratura de braço na 1ª queda, voltou antes do tempo e acabou caindo novamente, o que o deixou abalado a ponto de romper formalmente com o motociclismo.

Suas motos prediletas eram uma apropriada Harley Davidson modelo "Fat Boy" e uma resignada Yamaha DT 180. De grande entusiasta do motociclismo, a partir dos acidentes Jô se tornou um crítico veemente das duas rodas, por puro casuísmo, diga-se de passagem...

Leilane Neubarth

Repórter e apresentadora da Rede Globo de Televisão, Leilane tem um longo e estável relacionamento com o motociclismo, especialmente o fora-de-estrada. Sua moto atual é uma Yamaha XT 600, mesmo modelo utilizado pelo marido, Olívio Petit, diretor artístico do SporTV . A família toda está optando pelo motociclismo como veículo ideal para transporte e lazer. Bela escolha!

João Toledo

O presidente e principal acionista da J. Toledo Suzuki, filial brasileira da marca japonesa sempre foi fã das motocicletas. Dos bólidos da motovelocidade às resistentes fora-da-estrada, João teve e tem um pouco de tudo. Ex-piloto de velocidade e cross, sua atual paixão é um super scooter Burgman 400. A marca? Adivinhem...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato

alemaozumirdesmc@hotmail.com