A Historia da Yamaha

548853918yamaha-logo

O nome da marca Yamaha usada pela Yamaha Motor originou-se no nome de Torakusu Yamaha, o fundador de sua companhia matriz, Nippon Gakki (atual Yamaha Corporation). Torakusu Yamaha nasceu em 1851 - o terceiro filho de um astrônomo que serviu ao clã Kishu Tokugawa - numa era em que o Japão presenciava enormes reformas à medida que se transformava de um país feudal numa sociedade moderna.
Aos 35 anos, consertava órgãos avariados numa escola primária em Hamamatsu quando lhe veio a  idéia de construir ele mesmo os órgãos. Superou grandes dificuldades e teve sucesso na produção do primeiro órgão feito no Japão em 1887. A Yamaha Reed Organ Manufacturing Company foi montada em 1888. Ele fundou a companhia Nippon Gakki e foi o seu primeiro presidente em 1897

O emblema da Yamaha Motor, um arranjo de três diapasões usados para afinar instrumentos musicais, foi definido pela Nippon Gakki em 1898 e tem sido usado pela Yamaha Motor desde a sua fundação.
Os três diapasões no emblema original incorporavam a idéia de "três braços de produção, marketing e tecnologia ousadamente ascendendo para o mundo."

Depois da Segunda Guerra Mundial, o presidente da companhia Genichi Kawakami reutilizou as máquinas produzidas durante a guerra e o conhecimento em tecnologias metalúrgicas para a fabricação de motocicletas. A YA-1 (conhecida como Akatombo, a "libelula vermelha"), da qual foram construídas 125 unidades no primeiro ano de produção (1954), foi nomeada em honra ao seu fundador. Era uma 125cc, de cilindro único, moto urbana patenteada após a germânica DKW RT125 (a qual a firma de munições britânica BSA, também tinha copiado na era do pós-guerra e produzida com a Bantam e a Harley-Davidson como o Hummer). Em 1955, o sucesso da YA-1 resultou na fundação da Yamaha Motor Co., Ltd.

A Yamaha cresceu até se tornar a maior fabricante do mundo de instrumentos musicais (incluindo pianos, percussão, guitarras, flautas, violinos, violas, violoncelos, e vibrafones), bem como um fabricante líder de semicondutoress, Audiovisual, produtos informáticos conexos, esportivos, eletrodomésticos e móveis, metais, máquina ferramenta, e robôs industriais.

Em outubro de 1987, no seu 100º aniversário, o nome foi mudado para Yamaha Corporation.

Nos anos 70 inicia-se a produção de semi-condutores e nos anos 80 a fabricação dos sintetizadores musicais. Em 1989, a Yamaha fabricou o primeiro gravador de CD do mundo. Desde então, Yamaha comprou circuitos seqüenciais em 1988 e também uma parte significativa (51%) do concorrente Korg entre 1989 e 1993.

Em 2002, terminou com seus produtos para negócios de tiro ao alvo, que começaram em 1959. Seis arqueiros com em 5 jogos olímpicos diferentes ganharam medalhas de ouro usando seus produtos. [2]

Adquiriu fabricantes de software de áudio alemãs de Steinberg em 2004, da Pinnacle Systems.

Atualidade

Em julho de 2007, a Yamaha adquiriu a participação minoritária da família Kemble na Yamaha-Kemble Music (UK) Ltd, o braço de vendas da Yamaha no Reino Unido de importação de instrumentos musicais e equipamentos de áudio profissional, sendo renomeado para Yamaha Music UK Ltd, no outono de 2007.[3]

Em 20 de dezembro de 2007 a Yamaha fez um acordo com o banco australiano BAWAG P.S.K. do Grupo BAWAG para comprar todas as ações de Bösendorfer[4], tentando possuir o lugar em 2008. A intenção da Yamaha é de continuar produzindo nas instalações de Bösendorfer na Austria.[5]A aquisição de Bösendorfer foi anunciada depois do NAMM Show em Los Angeles, em 28 de janeiro de 2008. Em 1 de fevereiro de 2008, Bösendorfer Klavierfabrik GmbH começa a operar com uma subsidiária da Yamaha Corp.[6]

Em 2008 completa 35 anos de Yamaha Musical no Brasil, um marco na história da multinacional japonesa.

A Yamaha Corporation também é muito conhecida pelo seu programa de música que começou nos anos 80.

Outras companhias do grupo Yamaha incluem:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato

alemaozumirdesmc@hotmail.com